terça-feira, 20 de abril de 2010

Outras episcias

Faz dois meses que as episcias voltaram a crescer vigorosamente aqui em Manaus pois é época das chuvas, os tapetes de episcias ficam mais densos e fica claro o porque do nome planta tapete, outro apelido desta plantas é asa de barata... Veja foto:


 Abaixo segue mais fotos da minha coleção:










Episcia plata (flor vermelha)









 Episcia ita tipo1 (há uma variação dessa episcia)















 Episcia com flor (os nomes usados por mim não são nomes científicos, é um tipo de nome popular + o nome do gênero)












domingo, 18 de abril de 2010

Episcia sp (Planta tapete, Laço-de- amor, asa-de-barata ou flame violet)

(Epicia esmeralda)

Me chamo George e pratico jardinismo por hobby, compro e vendo plantas ornamentais. A pouco mais de um mês as episcias voltaram a crescer com vigor aqui na Amazonia pois durante a época mais quente do ano entram em dormência. Ao longo dos próximos meses mostrarei aqui fotos das minhas episcias, são em torno de 20 tipos. Aceito pedidos a partir de 15 de maio pelo e-mail plantasamazonia@gmail.com.


Se você estiver aqui em Manaus e procurar por Planta tapete ou asa-de-barata dificilmente vai obter respostas, aqui esta planta incrível é chamada de Laço-de-amor por causa dos estolões que a planta emite.

(Episcia lumina)














A episcia é muito simpática e conhecida mundialmente pelo nome do gênero (Episcia) ou como Flame violet, possui dezenas de híbridos (talvez centenas). Para saber mais sobre Episcias sp e outras plantas da mesma família (Gesneriaceae) acesse o site Gesneriad Society http://www.gesneriadsociety.org/ ou o forum AVI_EpisciaHeaven http://tech.groups.yahoo.com/group/AVI_EpisciaHeaven/.

Episicas são de natureza terrestre, nas florestas tropicais crescem melhor em substrato bem drenado mas que retenha um pouco de umidade. No geral é de fácil cultivo, precisa de calor, umidade e iluminação indireta, serve como forração mas é em jardineiras que mostra toda sua graciosidade quando seus estolões ficam pendentes. É procurada tanto pela folhagem com pelas suas flores (vermelho, amarelo, lilás, branco e variações).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ee

ee

aa

aaa